Voluntariando com crianças carentes no Camboja

IMG_5040

Viajei pelo Camboja por 16 dias, foi um pouco rápido porque já tinha um curso de meditação agendado no Nepal e não queria perder a oportunidade de aprender a técnica do Buda especialmente onde ele nasceu 😛

Photo 15-07-15 16 16 18

No Camboja passei por Siem Reap e Phnom Penh (contarei em outros posts como foi cada lugar). Bem, através do meu querido workaway, encontrei um projeto para ensinar inglês e auxiliar com diversas tarefas numa “organização” de crianças carentes em um vilarejo próximo a capital Phnom Penh em troca de acomodação.

Photo 23-07-15 22 45 45

Posso dizer que recebi muito mais que acomodação, recebi carinho e fui acolhida por aquelas crianças sedentas por conhecimento, mesmo com muitíssimas dificuldades em ir pra escola, sempre estavam presentes nas aulas, participavam e perguntavam tudo, absolutamente tudo! Sentia-me como uma uma espécie de canal delas com o mundo fora dali.

Não era bem uma “organização”, era tudo muito informal, o CPOC (Caring for poor and orphan children) é uma espécie de abrigo para crianças que foram abandonadas pelos pais por diversos motivos, ou que são efetivamente órfãs e os parentes não tiveram condições de acolhê-los. Os voluntários vivem com as crianças e compartilham das mesmas condições, 2 refeições por dia, banho com água do poço e baldinho, colchões no chão e amiguinhos noturnos no telhado como ratos e lagartixas.

O CPOC além de prover aulas de inglês e computação para as crianças do abrigo também ajuda com aulas de reforço na escola pública da região e tudo isso é mantido por voluntários e doações, o fundador é uma das pessoas mais generosas e bem intencionadas que já conheci, um cambojano paraplégico que passou ainda mais dificuldades na vida pela sua deficiência mas que encontrou na educação um caminho para superar os desafios que a vida teria pra ele, assim, seu objetivo é proporcionar um lar acolhedor, alimentação e educação para todas as crianças, e vê-los brevemente em uma universidade,  e com um deles já aconteceu! Um dos mais velhos conseguiu entrar numa universidade na capital, orgulho e inspiração para os outros.

Photo 23-07-15 22 44 10

Um lindo projeto do qual fico feliz em ter feito parte. Sei que o Camboja não é muito um dos destinos mais procurados mas pra todos aqueles que pensam em ir para o sudeste asiático e passarem pelo Camboja, eu recomendo imensamente ajudar em uma causa como essa, parece uma realidade difícil e realmente é, mas quando se está lá, onde todos vivem assim pois não há outra opção, acaba sendo mais fácil.  São com essas experiências que conseguimos efetivamente captar a cultura local e entender que viver com pouco é possível.

Deixo aqui o site deles para quem quiser saber mais!

http://www.cpocfoundation.com/