Quanto custa visitar as Ilhas Gilis na Indonésia?

Vai para Indonésia? Bali? As ilhas Gili são um destino que não podem faltar na sua viagem!!! 3 ilhotas no meio do oceano pacífico, entre Bali e Lombok que vão ganhar seu coração. Mas já vou avisando, cuidado, você não vai querer ir embora!

Assim que chegar em Bali encontrará 1.001 pessoas te oferecendo pacotes para as Gili e vai ver os preços e horários em muitos letreiros. Ir para lá é relativamente fácil, mas se quiser pagar o preço justo e não super faturado por ser turista, terá que negociar. Nunca, eu digo nunca, aceite o primeiro preço que te oferecerem.

De Bali existem 2 formas de ir para as Gili, com o barco normal (normal boat) e com barco rápido (fast boat). O barco normal demora umas 9 horas para chegar até a Gili T, ele sai de Padangbai (lado este de Bali), vai para Lombok e depois até as Gilis, se você tiver o interesse em passar em Lombok, essa pode ser uma opção e esse geralmente é mais barato.

#giliT #fastboat #barcorápido

Embarque e desembarque do fast boat na Gili T

O barco rápido demora em torno de 3 horas, 40 minutos no ônibus de Kuta até o porto de Padangbai (depende do trânsito) e mais 2 horas de barco direto para as Gilis (esse não passa por Lombok). Os preços começam com 1.200.000,00 rupias (92USD) por ida e volta, sendo a volta aberta para uma data de sua escolha.

Aí é o jogo da negociação, e ir pesquisando de empresa por empresa. Paguei 400.000,00 (30USD) saindo de Kuta, Bali e voltando para Ubud, sendo Ubud outra cidade bem famosa em Bali (eles dão possibilidade de voltar para Kuta, Ubud e Sanur).

Fui com a EkaJaya mas indicar a empresa pelo preço é relativo, vi pessoas do meu lado na hora do check in que estavam segurando o ticket e dei uma espiada no preço e vi que pagaram quase o dobro que eu, pagar o preço “ justo” vai depender apenas da sua lábia. No mais, a empresa foi razoável, com ar condicionado no barco, mas não foram pontuais em nenhum momento, se você quiser empresas que sigam padrões “ocidentais” de atendimento terá que pagar mais caro e mesmo assim não é nada garantido.

Todos as embarcações que vão para as Gilis fazem paradas na Gili T e Gili Air mas não param na Meno, na hora de entrar no barco informe onde vai descer porque eles colocam as bagagens em lugares separados, não dá para mudar de ideia lá na hora. Se quiser ir para Meno, o que eu particularmente recomendo, terá que pegar um barco público (é público, mas não é de graça) que dá acesso a ilha.

Os barcos normais (slow boat) saem da Gili T para a Meno de manhã e de tarde e custam 35.000 cada trecho, já os barcos rápidos (fast boat) saem de hora em hora e custam 85.000. Compre no quiosque oficial onde o preço é fixo, algumas pessoas vão tentar te vender os paralelos por 110.000, não aceite!

#slowboat #maislento

Slow boat – Barco lento – 30 minutos entre uma Gili e outra, mas mais barato.

Os preços para ir e vir entre as ilhas são os mesmos, e os horários semelhantes pois os barcos passam pelas 3 ilhas para embarque e desembarque. O normal boat demora 30 minutos entre uma ilha e outra, já o fast boat faz o mesmo percurso em 10 minutos. Muitas pessoas se hospedam em uma das ilhas e durante o dia fazem um “bate e volta” para conhecer as outras Gilis, ou até mesmo alugam caiaques e fazem por si só. As ilhas são bem próximas, da Meno (que fica no meio) é possível ver ambas ilhas de cada lado da costa e também Lombok, a cidade grande mais próxima que abastece as Gilis em termos de suprimentos, água e energia.

Ok, já sei ir e vir das Gilis pagando pouco, mas e a acomodação?

Existem muitas opções de acomodação em todas as ilhas, um pouco menos na Meno. Os preços de hotéis giram em torno de 13USD a 20USD com café da manhã incluído, mas são acomodações razoáveis é claro, se quiser algo de luxo será mais caro.  Tive uma experiência meio “Hippie” e paguei barato pela minha acomodação, um Eco hostel onde minha cama foi uma rede, a água do chuveiro era do mar e os banheiros seguiam o sistema de composta, experiência nova e interessante! Mas tem acomodação para todos os gostos, dos mais simples até os mais luxuosos.

Come comer, comer comer eh!

Para comer por aqui é um pouquinho mais caro que em lugares em Bali, por exemplo. Restaurantes modestos na beira da praia custam em torno de 25.000 a 50.000 (2 a 5 dólares), em Kuta e Ubud pagava em torno de 10.000, máximo 15.000 por uma refeição, mas é compreensível ser mais caro, por mais que o aumento seja pelo turismo, ainda assim não deixa de ser ilha, o que acaba dificultando e encarecendo um pouco as coisas.

Para conhecer esse paraíso por 4 dias gastei 95USD (transporte ida e volta de Bali, acomodação, comida e snorkelling), o que significa 78,00 reais por dia. Mais barato que passar feriado prolongado na Praia Grande (litoral sul de São Paulo)!