Passo a passo de como comprar uma moto no Vietnã e fazer a viagem da sua vida!

Conheci um vietnamita no Camboja que já havia viajado várias vezes de Hanói para Ho Chi Minh e disse que seria a viagem da minha vida, não é que ele estava certo?

IMG_5512

Encontrei muitos mochileiros na Tailândia e no Camboja que compraram uma moto no Vietnã e fizeram esse percurso, alguns pela costa e outros pelo interior do país e todos definitivamente recomendavam, e claro que todas aquelas dúvidas que devem estar passando pela sua cabeça também passaram pela minha. Não é caro? Não é melhor alugar? E a documentação? E se a moto quebrar? E se eu não conseguir vender? Conversei muito com essa galera para saber dos detalhes e também me informei em blogs e fóruns.

Aqui vai o passo a passo:

# Comprar ou alugar?

Como queria ir do sul ao norte do país nem cogitei alugar, acredito que alugar vale a pena quando você está em uma cidade específica e não quer depender de ônibus ou taxis.Photo 27-07-15 09 55 41

Os preços das motos variam de U$170 a U$300, e é claro, tudo sempre com muita negociação, nunca aceite o preço de cara por mais que você ache que é barato. (Referência de Julho de 2015)

Onde comprar?

Você verá muitos (muitos) lugares vendendo e comprando motos, não se preocupe, oficinas mecânicas, a página Hanoi Massive no facebook também tem muitos negócios, vá em hotéis e hostels e pergunte na recepção, geralmente eles têm um mural só de ofertas de motos e é bom procurar aqui porque as pessoas têm pressa em vender (estão indo embora) e são mais flexíveis no preço.

#Qual moto comprar?

Bem, comprei uma Yamaha Nuovo 110cc automática, ano 2005, na estrada o máximo que ela chegava era a 60km/h (com 2 pessoas, mais 20kg de bagagem), admito que foi bem cansativo, mas por outro lado seguro e tive mais tempo para apreciar as paisagens pelo caminho rsrs. Uma 110cc manual já teria sido mais rápida. O sul do país é menos desenvolvido que o norte, muitas estradas estão em construção e você passará por muitos caminhos de terra. Por isso considere bem se necessita realmente de uma moto muito potente.

# Documentação

Soube que um turista sem habilitação vietnamita pode comprar uma moto até 110cc sem problemas, mas a polícia me parou na estrada 1 vez me pedindo dinheiro, não explicaram bem o porquê mas se eu não pagasse queriam aprender a moto, típico caso de abuso de autoridade e extorsão. Photo 04-08-15 14 41 33De todas as pessoas que conheci, nenhuma passou por isso, foi uma falta de sorte mesmo. Depois, no mesmo dia me pararam de novo, e eu disse que não tinha, que já havia pago U$20 para os outros policias e tals, como eles não falavam bem inglês, deixaram-nos ir. Em 32 dias viajando 2.500km, isso só me aconteceu dessa vez. A documentação da moto é super simples, apenas se certifique que a moto tem o blue card (uma espécie de registro) e fique com a via original, não precisa transferir de nome nem nada.

# Moto quebrou e agora?

A nossa querida She-Ra foi literalmente uma guerreira! Só teve 1 pneu furado e uma falha na bateria no último dia de estrada. No Vietnã as pessoas nascem andando de moto e consertando-as, se sua moto quebrar, tenha certeza que terá alguma “oficina” próxima ou se não, peça ajuda e eles saberão o que fazer. Uma das coisas que mais gostei no Vietnã foram as pessoas, são bem simpáticos, amigáveis e honestos. Paguei U$2 para remendar o furo no pneu e U$4 para consertar o problema na bateria e uns U$8 para trocar o óleo.

Photo 11-08-15 10 07 58

Hora de vender… 

Os mesmos caminhos que você encontrou para comprar, utilize-os para vender. Dê uma lavada na moto, tire uma boa foto, anuncie no facebook (Hanoi Massive), imprima anúncios e entregue em hostels / hotéis, vá até os dealers de moto e negocie o preço (esses geralmente são bem inflexíveis).

Dica de ouro: Se você comprar em Hanói será muito mais fácil econtrar bons preços pois há muita competição, já em Ho Chi Minh nem tanto, dará um pouquinho mais de trabalho, mas ainda estará dentro dos U$ 220, U$240.

Comprei a minha em Ho Chi Minh e paguei U$175 e o vendedor trocou 1 pneu na minha frente, me deu 2 capacetes e uma armação de ferro para colocar as mochilas atrás. Vendi em Hanói para um dealer por U$130. Tive prejuízo, mas não gastei nada com transportes, a gasolina era barata, a moto não me deu muitos gastos durante a viagem e foi uma aventura do caramba, a viagem da minha vida, então valeu muito a pena 🙂

Photo 07-08-15 11 23 29

Usei os mapas do aplicativo MapsMe para me guiar pelos percursos, sendo muito útil pois também era possível encontrar o posto de gasolina mais próximo, hotéis, restaurantes e supermercados.

Por mais que a viagem pareça radical demais, com um pouco de planejamento e preparo não é tão difícil e extrema assim. Sou uma pessoa normal, como qualquer outra e posso dizer, é possível! Se o Vietnã está nos seus planos, pleaseeee, não perca a oportunidade de fazer a viagem da sua vida!

Já fez? Quer fazer? Tem dúvidas? Comenta aqui que eu tento ajudar no que puder!

0 comentários sobre “Passo a passo de como comprar uma moto no Vietnã e fazer a viagem da sua vida!

  1. Pingback: 4 ótimas razões para se aventurar por Bali de moto –

  2. Pingback: 7 coisas que aprendi viajando o mundo | BruMundando