Kuta ou Ubud? Onde ficar em Bali?

Comecei a pesquisar onde ficar em Bali e me deparei com várias opções de lugares diferentes espalhados pela ilha. Como não tinha muito tempo decidi ficar um pouquinho em cada lugar e assim ter um feeling de diferentes pontos.

Decidi ficar em Kuta e Ubud por alguns dias, regiões bem famosas e talvez Sanur, mas acabei indo para as ilhas Gilis, lugar que eu me apaixonei!

Conheci algumas pessoas que foram para Bali e se decepcionaram um pouco, estavam à espera de mais. Acredito que reações positivas/ negativas estão diretamente relacionadas com o lugar que você fica.

Kuta

Muito famosa pelo agito durante o dia e noite. Se você não está familiarizado com o vucuvuco da Ásia, é bem provável que ache Kuta parecido com o inferno. Calor, gente para tudo quanto é lado, trânsito intenso e motos andando nas calçadas ou onde mais encontrarem uma brecha.

Praias…

Hora de relaxar na praia, um monte de gente vai tentar te vender de tudo, principalmente aulas de surf. Kuta é uma das regiões mais turísticas onde já estive até agora e eu diria que as praias são razoáveis, mas estão longe de serem magníficas. Embora sejam limpas e com uma água bacaninha, não é aquele paraíso que nos vem à cabeça quando pensamos em Bali.

Entrada da praia em Kuta, Bali

Praia de Kuta

As regiões de Seminyak e Legian são vizinhas de Kuta, eu diria que a praia é praticamente a mesma coisa, o que muda é o ambiente ao redor, que é mais sossegado como um todo.

Vida noturna

A vida noturna aqui é BEM intensa, muitos bares, baladas e muita bebida alcoólica (o que só se vê em Bali pois o resto da Indonésia é bem diferente). Acho que isso faz com que o clima do ambiente seja influenciado, em Kuta senti aquela sensação de party party a todo momento. Pessoal bebendo na praia as 10 da manhã, música ao vivo nos restaurantes, a região como um todo propicia esse ambiente “festivo” e de curtição.

Dia a dia

Hora de sair do hotel (no meu caso hostel J), colocou o pezinho na rua e mil taxistas não vão parar de te oferecer corrida, gente oferecendo coisas na rua, se você olhar por 2 segundos uma roupa em algum lugar, o vendedor vai fazer de tudo para você comprar e por aí vai.

Barato ou caro ficar lá?

Doces típicos de Bali

Docinhos balineses!

Essa é uma questão que varia muito, eu sou bem mão de vaca e pondero bastante antes de gastar meu dinheiro, pechincho o preço para tudo. Acomodação achei um pouco caro, paguei em torno de 6USD por noite num quarto compartilhado e o hostel era bem simples, um dos mais baratos que encontrei. Tem oferta de hostels por até 15USD por noite, caríssimos!

Restaurante local em Kuta

Menu do restaurante perto do meu hostel. Cada refeição era uma surpresa!

Para comer perto do centrinho / praia é mais caro. Um prato de comida local (arroz frito, noodles e etc.) custa em torno de 3UDS até 10USD dependendo do restaurante, e claro que tem aqueles lugares super mega finos que só a entrada custa uns 50USD.  Mas mais afastados da praia e em restaurante locais é possível achar por menos, como nesse da foto. 1USD = 13.000 rúpias em Setembro de 2016.

Lavanderia, em Kuta o mais barato que vi foi por 6.000 rupias por kg (0,50USD) mas também encontrei lugares por 20.000 o kg, é bom pesquisar. Pode parecer barato até você sair da zona turística e encontrar preços de 3.000 rupias (o lugar onde trabalhei por acomodação), e obvio que lavandeira não é prioridade pois sempre podemos lavar a mão ;P

Ubud

Ponte na floresta dos macacos em Ubud

Floresta dos macacos em Ubud, bem pertinho do centro

Ubud fica mais no centro de Bali, longe da costa. É famoso por manter a rica cultura balinesa e os campos de arroz por todos os lados. Sem dúvida é uma cidade bem mais tranquilo, com menos turistas e menos caos.

Se não tem praia faço o quê?

Próximo ao centro é possível visitar a Floresta de Macacos (40.000 rúpias por pessoa/ 3USD). Recomendo alugar uma moto e ir explorar Ubud por si só, é tudo tão lindo e tão verde ao redor, com muitos templos e campos de arroz. Muitas empresas oferecem tours pela região, visitam os campos, templos, monumentos e vulcões, mas isso é muito mais caro do que alugar uma moto e claro com menos emoção.

Lindo campo de arroz em Ubud

Tegalalang Terraço de arroz em Ubud, Bali

Preços

Eu diria que os preços são bem parecidos, mas talvez Ubud seja um pouquinho mais barato. Paguei por uma cama num hostel 50.000 (3,8 USD) mas era um hostel péssimo. Existem mais opções que giram em torno dos 5 e 6 dólares.  Para comer, encontrei um local por 10.000 rúpias (0,80USD), comida de rua (delicioso). Um prato básico num restaurante simples custa em torno de 20.000 a 30.000 rupias (1,50 a 2,30 dólares).

Bom citar que Ubud tem menos opções para roupas e lembrancinhas se comparado com Kuta. Ubud tem muita opção também, mas é que em Kuta são lojinhas e vendedores de rua que não acabam mais, chega a ser surreal.

Dia a dia e vida noturna

O dia a dia aqui é muito mais tranquilo, menos caos no trânsito e sem muito vucuvucu de pessoas nas ruas. Já a vida noturna é agitada, mas não tão intensa quanto em Kuta. Apesar de oferecer menos opções, ainda é possível encontrar muitos bares, restaurantes com happy hours e baladas no centro de Ubud.

Outras regiões de Bali bem conhecidas são Sanur e Nusa Dua, está última eu diria que é a praia paradisíaca que nos vem à cabeça quando lembramos de Bali. Praia com muitos resorts 5 estrelas de frente para o mar. Bom ressaltar que Nusa é famosa para luas de mel, não sendo muito o perfil de mochileiros.

É sempre bom pesquisar bem onde ficar, checar as distâncias do hotel/hostel até os principais spots, ler reviews de pessoas que já foram e aí vai uma dica de ouro: Não crie expectativas de nenhum lugar, é melhor que o destino te surpreenda do que o contrário.

Galungan feriado balinês

Manifestação religiosa em Ubud no feriado de Galungan

0 comentários sobre “Kuta ou Ubud? Onde ficar em Bali?

  1. Pingback: 4 razões para se aventurar por Bali de moto –

  2. Pingback: 4 ótimas razões para se aventurar por Bali de moto –