Índia, perigoso ou não viajar sozinha?

 

Índia, perigoso para as mulheres viajarem sozinhas? Infelizmente sim, mas com cuidados redobrados tudo fica mais fácil. Não estava sozinha nesta viagem mas quero compartilhar algumas questões que acho necessário ter em mente viajando sozinho ou acompanhado para esse país único no mundo.

IMG_5861

Vi esse lugar durante uma viagem de trem, era tanto lixo que nem coube na foto.

Não achei que a Índia fosse propriamente perigosa para crimes como assalto, sequestro ou coisas do tipo, mas como mulher, me senti desconfortável com os olhares e com a forma com que algumas pessoas se portavam a mim. Minha passagem foi pelo norte do país, Varanasi, Agra, Jaisalmer, Jaipur, Jodhpur e Delhi e em todos as cidades, sem exceção, os indianos literalmente me comiam com os olhos. SEMPRE andei com roupas largas, sem decote, e com lenços cobrindo meus ombros e braços, mas mesmo assim, não conseguia passar desapercebida, no começo me sentia mal e encarava de volta, mas depois acabei relevando.

Como se vestir na Índia

Bilheteria em Jaisalmer, no Rajastão, Índia.

É muito difícil falar da violência contra a mulher, muita coisa está relacionada com a cultura do país, 75% da população segue o hinduísmo e 14% o islamismo, além de 22% da população estar abaixo da linha de pobreza (dados de 2012).

Conheci um indiano na Nova Zelândia que tentou me explicar o porquê desse assédio, o sexo na Índia só é permitido depois do casamento e eles sabem que as turistas mantem relações antes de se casarem, logo, são consideradas mulheres fáceis na visão deles.

O contato entre homem e mulher ainda é visto como tabu, em muitos lugares públicos existem separação de gênero. Em um país tão populoso, com tantas desigualdades, com uma cultura extremamente fechada e com mentes que não estão programadas a pensarem fora daquele contexto, infelizmente nos deparamos com casos de estupro, alguns chegam até a mídia internacional, outros simplesmente são ofuscados pela corriqueira ocorrência. Um dos condenados pelo estupro coletivo de uma jovem estudante de medicina em Nova Delhi prestou depoimentos considerando o ato correto pois a jovem estava acompanhada durante à noite por um homem que não era seu familiar, para ele, isso foi motivo para não respeitar a integridade da moça junto de seus colegas.

Acredito que o problema vai muito além do que vemos, os indianos não são melhores ou piores que ninguém, os costumes e tradições locais em sua essência não respeitam as mulheres, é raro encontrar uma mulher trabalhando ou dirigindo, vi pouquíssimas vezes, elas devem viver com o sustento do marido. A questão da violência sexual se torna a ponta do iceberg sustentada por uma série de fatores que, infelizmente, estão enraizados nessa cultura e religião.

IMG_5939

Cerimônia que acontece todas as noites nas margens do rio Ganges

Depois de conhecer a Índia costumo dizer que existe o mundo em que vivemos e existe a Índia, sem dúvida foi o país que mais chamou minha atenção e é por essas e por outras que você deve ir, deve encarar essa aventura, com os devidos cuidados e vivenciar essa experiência na pele!

O que eu indico?

#1 Tenha um mapa no seu celular que funcione off-line e que seja confiável, sempre acompanhe os percursos do aeroporto/estações até o hotel/hostel.

#2 Já tenha os hotéis/hostels reservados e escolha uma classificação boa, acredite, se a classificação for ruim, não é porque as pessoas eram frescas, é porque é ruim mesmo!!!

#3 Não faça viagens de ônibus à noite e se for viajar de trem, opte pela classe 3A (confira aqui o post sobre as classes de trem na Índia) mais cara, mas você se sentirá mais segura.

#4 Não dê muita trela para ninguém que te aborde na rua ou em lugar nenhum, aí nem é tanto por medo de algo, e sim para não te enrolarem com alguma coisa.

#5 Opte por passeios que as empresas têm feedbacks na internet, as vezes você pagará mais caro por isso, mas pelo menos terá consigo a segurança que aquela é uma empresa confiável.

Conheci algumas mulheres que viajaram sozinhas pela Índia e tiveram uma experiência maravilhosa! Aproveite sua viagem, trace seus caminhos e nunca deixe o medo te impedir de fazer algo.

Coisas sobre a Índia

0 comentários sobre “Índia, perigoso ou não viajar sozinha?