Great Ocean Road, uma das estradas mais bonitas do mundo!

Já ouviu falar na Great Ocean Road? Sabia que é uma das estradas mais bonitas do mundo? Foi construída em homenagem aos soldados que morreram na Primeira Guerra Mundial e é considerada o maior memorial de guerra do mundo.

São 243 km de extensão que se inicia na cidade de Torquay (100km ao sul de Melbourne) até a região de Allansford. São muitos quilômetros pela deslumbrante costa, passando também por florestas onde a gente pode encontrar os amiguinhos nativos: os coalas e cangurus.

Great ocean road

Um dos lookouts pelo caminho.

Quando digo que cada km vale a pena, é porque vale mesmo! Algumas partes do percurso, para mim, foram inacreditáveis de tão bonitas, é aquele tipo de estrada que você vai devagarinho para aproveitar ainda mais as paisagens maravilhosas que vai encontrando pelo caminho.

Great ocean road roteiro

Existem 2 formas de visitar a Great Ocean a partir de Melbourne: tour bate e volta (custa em torno de 100AUD e dura o dia todo) ou você também pode alugar um carro.

Eu optei pela segunda opção pela independência em realizar o trajeto, foi um pouco mais caro mas acho que a liberdade em parar nos lugares que você quiser e fugir um pouco das excursões turísticas fazem valer a pena.

Se quiser ir com tour, só procurar no Google e encontrará ofertas de tours saindo de St. Kilda e do CBD. Para ir de carro, alugue um carro e traduza sua habilitação, (caso ainda não tenha) traduzi a minha por aqui, fiz tudo pela internet e recebi a tradução em casa no prazo estipulado.

Onde ir?

 

Difícil falar! Vários spots legais pela Great Ocean são aqueles que você segue as placas para os “lookouts”.

Great Ocean Road tour

Lindo spot que nos surpreendeu!

Acho legal pesquisar mas também amo ser surpreendida por algo que não estava esperando. Por isso, aproveite que é tudo bem sinalizado e vá em frente, descubra algo fora das suas pesquisas!

Uma parada que obviamente não pode faltar são os 12 apóstolos, que na verdade eram 9 (mas chamam-se 12, vai entender né?). Agora são 8 pois um deles desmoronou devido aos processos de erosão. Há 20 milhões de anos os “apóstolos” faziam parte de penhascos. Com o passar dos anos foram esculpidos pouco a pouco pela força das ondas e dos ventos, tornando-os hoje em colunas de até 45 metros. A natureza e o tempo não perdoam e eles continuam sofrendo erosão dia após dia, por isso, visite-os o quanto antes, pois a tendência é que eles desapareçam.

twelve apostles australia

12 apóstolos

Outro lugar interessante que passei foi o caminho para Cape Otway Lightstation, você vai por dentro da floresta, o trajeto é considerado habitat natural de muitos coalas. É possível vê-los dormindo nas árvores (uma fofura que dá gosto) e se der sorte, dá para ver de pertinho no chão também.

Parada bem legal e diferente:

Apollo Bay, Great Ocean Road

Esculturas com rochas, outro spot descoberto pelo caminho!

No caminho para Wongarra encontramos essas esculturas feitas com rochas, são tantas que chega a impressionar!

Cuidado com o canguru!

Acidentes com cangurusInfelizmente vi mais cangurus mortos na estrada do que vivos. A Austrália é famosa por ser a terra dos cangurus e não é em vão. No interior das cidades eles começam a aparecer, é só ter um pouco de verde que eles estão lá (afinal eles são herbívoros e se alimentam em geral de plantas, gramas e etc.).  O canguru costuma “sair” quando o sol está se pondo, é aí que eles são atropelados.

Conheci muitas pessoas que mantem no carro uma espécie de para-choque extra caso o carro bata em algum canguru, diminuindo os riscos de danificar o carro. Parece egoísmo e maldade falando assim, mas eles aparecem do nada tão rápido que parar o carro em alta velocidade pode causar um acidente muito maior.

Minha dica é: evite dirigir quando começar a anoitecer, faça uma parada e durma em algum lugar ou no carro mesmo. Aluguei o carro sem seguro e a vendedora disse que se eu atropelasse algum canguru eu teria que arcar com os danos no veículo, e pelo número de cangurus mortos que vi, isso com certeza é bem frequente.

rent a car in Melbourne

O possante que alugamos, era o mais barato!

Fiz o trajeto de Melbourne até Port Fairy em 2 dias, sendo uma noite dormida no carro de frente para o mar J. Foi uma viagem sensacional!!!! A Great Ocean é uma das principais atrações em Melbourne e com motivo! Faria esse trajeto mais umas cem vezes se eu pudesse!  Se estiver em Melbourne ou proximidades, não perca a oportunidade de conhecer esse lugarzinho tão lindo e incrível do mundo!