Entenda como funcionam as passagens de trem pela Índia e não durma no chão!

Sem dúvida dormir no chão de um trem na Índia foi o maior “perregue” que já passei viajando. Por isso quero contar nesse post como funcionam as passagens de trem na Índia e como comprá-las. Basicamente existem 5 tipos de passagens de trem e usarei como referência de preços o trajeto que me ensinou na marra as diferenças entre classes, de Varanasi até Agra (cidade do Taj Mahal), aproximadamente 600 km e 13 horas de viagem, e não se surpreenda com atrasos de 2,3 e até 5 horas.

O que aconteceu comigo foi o seguinte, minha primeira viagem de trem (ainda não sabia como funcionava) foi de Sunauli (fronteira da Índia com o Nepal) até Varanasi, comprei general class, era a única opção no momento, pois queria pegar o próximo trem que partia em 4 horas. Não encontrava o vagão e acabei indo pra sleeper sem saber, quando o fiscal veio conferir o bilhete, ele não disse nada e me deixou continuar ali, bem, quando comprei de Varanasi para Agra, pensei que seria assim também, mas o problema é que essa viagem foi mais longa e durante a noite, onde quem tinha comprado um leito na sleeper queria usufruir desse lugar. Resumo da ópera, depois de andar de vagão em vagão procurando um lugar no chão, achei um cantinho para sentar toda encolhida e assim viajei por umas 5 horas até o amanhecer, a partir daí as pessoas começaram a acordar e os lugares para se sentar foram surgindo pouco a pouco. Durante essa aventura no trem estava acompanhada e teria me sentido muito mais insegura se estivesse sozinha, por isso, tome cuidado e planeje todos os detalhes, mas não deixe de aproveitar esse país incrível que é a Índia!

Confira abaixo como funcionam as passagens e classes de trem pela Índia:

General Class

Pode ser comprado no dia da viagem, mas dependendo do trajeto e do horário da viagem, você não terá nem lugar para sentar, terá que ir em pé ou com sorte achar um lugar no chão. Esse é o bilhete mais barato e custa em torno de 120 rupias = U$1,78

Sleeper Class

É necessário comprá-lo com pelo menos 1 dia de antecedência e você terá direito a um leito, onde é possível se deitar, mas não há lençóis nem ar condicionado, é só para não ir na “muvuca”. Essa é um pouco mais cara que a General mas para viagens a noite você DEVE comprar pelo menos essa classe, como muitas pessoas não cabem na General, ao anoitecer a galera começa a se amontar no chão para dormir, é difícil encontrar um espaço para caminhar sem pisar no mar de gente aos seus pés. Preço aprox. 350 rupias = U$ 5,20.

1A, 2A, 3A

Essas são as melhores classes do trem, nunca viajei pelo 1 ou 2, são mais caras e a 3A já foi suficiente para perceber a diferença das classes e viajar com mais conforto. A diferença entre a sleeper e a 3A é que a 3A tem um aspecto mais limpo e organizado, há ar condicionado e você recebe um kit com lençóis, cobertor e travesseiro. O problema da 3A é que deve ser reservado com mais antecedência, as vezes de semanas, mas o sistema ferroviário da Índia reserva em cada uma das classes ‘’As” 2 passagens para turistas e sempre estão disponíveis, no entanto, é melhor se precaver e tentar reservar com certa antecedência pois outro turista pode querer comprar esses bilhetes também. Na hora da compra é necessário apresentar o passaporte na bilheteria. 3A para esse trajeto custa em média 950 rupias = U$ 14,00

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que eu tento ajudar :p

 

0 comentários sobre “Entenda como funcionam as passagens de trem pela Índia e não durma no chão!

  1. Pingback: Índia, perigoso ou não para se viajar sozinha? – BruMundando

  2. Pingback: 7 coisas que aprendi viajando o mundo | BruMundando