As melhores praias do Arraial d’ Ajuda

Como foi difícil ir embora desse Arraial! Nossa senhora, me ajuda! 🙂 O Arraial d’ Ajuda é um distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia e fica no caminho para nada mais, nada menos que as maravilhosas Caraíva e Trancoso.

Tive o prazer de morar no Arraial e chamar essa terra abençoada de casa por quase 2 meses. Enquanto curtia as belezas naturais desse paraíso no sul da Bahia, também trabalhei (gente, eu não vivo de férias rsrs). Trabalhei por acomodação em um hostel, onde fiz ótimos amigos e que com certeza os encontrarei mais vezes pelo mundo.

melhores praias do Arraial d'Ajuda

Mirante da igreja

Além do que usei e abusei desse Arraial para me inspirar na produção de conteúdo como Nômade Digital!! Isso mesmo! Em outro post eu conto como isso está rolando, fiquem ligados!

Vamos falar de coisa boa agora, de praia! As praias no sul da Bahia são conhecidas pela sua beleza, água cristalina, mar azulzinho, e pelo verão o ano todo. Por incrível que pareça, não faz tanto calor quanto eu imaginei que seria nos meses de janeiro e fevereiro, pelo menos não em Porto Seguro.

Passei muito mais calor no Vietnã e no Camboja. As 8 da manhã já dava para fritar um ovo na cabeça, tempos difíceis! rsrs Por isso, o Arraial tem a temperatura ideal, sol e calor suportáveis, com temperatura de 26 a 30 graus durante o dia e uns 22, 23 durante a noite, isso durante o verão!
melhores praias do Arraial d' Ajuda

 

Quais são as melhores praias do Arraial d’ Ajuda?

Bem, não sou mineira mas adoro uma praia! Nem sempre dou tibum, mas gosto de molhar meus pezinhos na água, sentir as ondas, ler um livro com a brisa do mar no meu rosto e admirar a imensidão do oceano! Depois de 2 meses de sul de Bahia, posso dizer por experiência própria quais são as melhores praias do Arraial d’ Ajuda:

Praia do Mucugê

 

Para mim, essa é uma das melhores praias do Arraial d’ Ajuda, especialmente na maré baixa! Por quê? Os corais tornam-se piscinas naturais de água cristalina na maré baixa. Várias atividades acabam rolando nesse período do dia, como snorkling, stand up, aluguel de caiaque.

melhores praias do Arraial d'Ajuda

Chegando na Mucugê a partir dos Pescadores

Mas eu reconheço que para quem busca paz e tranquilidade, a Mucugê não é das mais indicadas. Tem muitas cabanas de praia (quiosques), muita gente para lá e para cá, é uma praia bastante movimentada.

melhores praias do Arraial d'Ajuda

Praia do Mucugê com a maré baixa

Praia dos Pescadores

 

Do ladinho da Mucugê, a praia dos pescadores é tão bonita quanto mas com menos gente e menos agito. Quando eu queria ler, meditar ou passar um tempo de bobeira na praia, era para os Pescadores que eu ia. A única coisa chatinha é que tem muitos corais na água, tem que tomar cuidado para não se machucar na hora do tibum, ou levar aqueles sapatinhos de entrar na água.

melhores praias do Arraial d'Ajuda

Praia dos Pescadores. Não é todo dia que eu vejo tantos dogs lindos assim na praia, eles estavam esperando por sua dona *-*

Se você ainda não viu, dá uma olhada nesses posts também:

Como não amar Caraíva

Santo André, a praia no sul da Bahia que encantou os jogadores da seleção da Alemanha

6 sinais de que você é um hippie moderno

Praia do Pitinga

 

Muitas pessoas acham a Pitinga a melhor praia do Arraial d’ Ajuda. Reconheço que as falésias de Pitinga dão realmente um charme único a praia, sobressaindo em relação as outras.

A Pitinga fica a uns 30 minutos andando da Mucugê. Aproveite para entrar na abertura das falésias pelo caminho, é lindo lá por dentro e com poucos turistas!

melhores praias do Arraial d' Ajuda

Falésias da Pitinga

Praia de Aracaípe

Passando a praia dos Pescadores, depois da curvinha, tem Aracaípe. Ambiente tranquilo e com poucas cabanas de praia, o movimento que vem para Aracaípe é principalmente das pousadas pé de areia, a partir da praia dos pescadores, tem várias!

 

Praia de Taípe

Até Taípe é uma boa caminhada,  quase 5km a partir da Mucugê, mas o trecho vale muito a pena. Pelo caminho você vai passar pelo mirante, tem uma trilha para subir até ele, as pessoas saltam de parapente de lá, olha que vista linda!

melhores praias do Arraial d'Ajuda

Visto do Mirante

Rio Taípe, um rio que desagua no mar (estou me apaixonando por isso!) e com as falésias de fundo. Bahia, sua linda!

melhores praias do Arraial d'Ajuda

Banho de rio + banho de mar = paraíso é aqui!

A Bahia é realmente uma terra abençoada, são mais de 900 km de costa, de praias lindas e paisagens naturais encantadoras. Arraial d’ Ajuda já se tornou uma cidade extremamente turística, mas ainda com seus encantos de cidadezinha pequena.

Sabe qual é o principal público da cidade? Os ARGENTINOS, sim, os próprios! Conheci inúmeros argentinos apaixonados pelo Brasil e que já conhecem as melhores praias do Arraial d’ Ajuda e simplesmente amam, tanto é que cidade é repleta de hermanos.

Os argentinos não estão sozinhos quanto o assunto é Brasil. Nossos vizinhos chilenos e uruguaios também estão em peso no Arraial, muitos trabalhando mesmo. São donos de restaurantes, pousadas, trabalham como garçons e por aí vai.

melhores praias do Arraial d'Ajuda

A clássica!

Viajando pelo mundo, conheci muita gente no processo contrário, saindo do Brasil e imigrando para países como Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Agora tenho conhecido pessoas apaixonadas pelo Brasil, cientes de todos os seus problemas, mas maravilhados com tudo que esse imenso país tem a oferecer.