Afinal, o que é que o Arraial d’ Ajuda tem?

Enquanto estava em Porto Seguro todos me diziam que eu não ia querer mais ir embora do Arraial e eu pensava: será? Logo eu que sou rata de mochilão? Pois bem, fui para ficar 3 semanas e talvez passar o Carnaval em Salvador. Gostei tanto do Arraial d’ Ajuda que 3 semanas se tornaram 2 meses e acabei passando o carnaval por lá mesmo! Enfim, o que esse lugar tem de tão bom assim? O que fazer em Arraial d’ Ajuda afinal de contas?

Pra chegar no Arraial d’ Ajuda é só pegar uma balsa em Porto Seguro que demora menos de 5 minutos para chegar, funciona praticamente 24h e você só paga na ida. Vou contar aqui o que tem de melhor para se fazer no Arraial d’ Ajuda, mas já aviso de antemão do que mais gostei: da cultura brasileira!

o que fazer em Arraial d'Ajuda

Igreja Nossa Senhora d’ Ajuda

Tenho notado nas minhas mundanças pelo nordeste brasileiro que muitos lugares turísticos são dominados pelos “gringos”. Italianos, argentinos, franceses e tantos outros que aproveitam a deficiência de know-how brasileiro para montar seus negócios por aqui.

É justamente por terem tantos gringos que, às vezes, a cidade acaba perdendo um pouco da cultura local. Isso não é só um problema no Brasil, vi essa mesma questão em diversos lugares do mundo.

Apesar do Arraial ter muitos gringos por todos os lados, a cultura brasileira ainda se mantem forte e enraizada na comida, na vida noturna e na forma baiana de se viver (diga-se de passagem, os baianos é que saber viver a vida!).

O que fazer em Arraial d’ Ajuda durante o dia?

O Arraial sem dúvida é uma das mais lindas cidades do sul da Bahia. Só para começar, as praias são lindas, o centrinho histórico é uma graça, e a comida é ótima, quer mais o quê?

 

Rua do Mucugê – A rua mais charmosa do Brasil

 

Passear pela Mucugê é uma delícia, tanto de dia, quanto de noite! É a principal rua do Arraial e é onde tudo acontece. Lá tem restaurantes para todos os gostos, pousadas, baladinhas, bares, tudo! E no final dela, ladeira abaixo fica a praia do Mucugê.

 

Praia do Espelho

 

A praia do espelho não é bem uma praia do Arraial d’ Ajuda, mas o Arraial acaba sendo o ponto de partida para lá. Muitas agências de turismo oferecem o passeio até a praia do Espelho e custa uns R$ 60,00 – 70,00. Também tem a opção para mochileiros que consiste em pegar um ônibus para Caraíva, pedir para descer no ponto da Praia do Espelho e lá seguir uma trilha de 3km até a praia.

As barracas da Praia do Espelho são bem inflacionadas, se estiver com o orçamento curto leve um lanchinho na mochila.

 

Mirante da igreja

 

A igreja do Arraial d’ Ajuda foi construída no alto de um morro, onde a partir dali começou a crescer a cidade. Atrás da igreja 1 coisa: a incrível vista para o oceano! Esse centrinho histórico do Arraial é bem interessante, vale a visita. Descendo a escadaria atrás da igreja, você vai encontrar a fonte da Santa lá embaixo.

melhores praias do Arraial d'Ajuda

Mirante da igreja

Banho na fonte da Santa

 

Reza a lenda que quem toma banho na fonte da Santa Nossa Senhora d’ Ajuda, nunca mais consegue sair da cidade… Você se arrisca? A capelinha da fonte fica na ladeira da estrada da Balsa.

o que fazer em Arraial d'Ajuda

Fonte da Santa

Recife de fora

 

Mergulhar ou fazer snorkeling é uma das coisas para se fazer no Arraial d’ Ajuda. O Recife de fora é o maior parque marinho do Brasil, suas inúmeras piscinas naturais são excelentes para conferir de perto as diversas espécies de corais que compõem a região.

 

Passear pela Broadway e 5th Avenida

 

Sim, esse povo do Arraial é muito chique mesmo, lá tem Broadway e 5th Avenida, meu bem! A principal é a Broadway e no final dela é a igreja Nossa Senhora d’ Ajuda. A 5th avenida é uma travessa da Broadway, mas só para fazer graça. Na Broadway tem muitas lojinhas de artesanato, produtos naturais, lembrancinhas e restaurantes, vale a visita.

o que fazer em Arraial d' Ajuda

Broadway com a 5th Avenida

Eco Parque

 

Tem um Eco Parque no Arraial de frente para a praia, ele é gigante!. Tem diversas atrações, desde brinquedos aquáticos mais leves até os mais radicais. Confira no site os valores e horários de funcionamento, pois na alta e na baixa temporada são diferentes.

 

O que fazer em Arraial d’ Ajuda durante a noite?

 

Antes de saber o que fazer em Arraial d’ Ajuda a noite é importante entender primeiro o ritmo da cidade e se adaptar. Deixe sua pressa em casa e seu sono também, no Arraial tem isso não, as coisas vão começar a começar lá pelas 23:00, 23:30…

Samba e reggae na praça da Igreja

 

o Arraial d’ Ajuda é uma cidade pequena, todos os lugares para ir são praticamentes um do lado do outro. Não existe muito esse negócio de nome de rua, as pessoas conhecem os lugares pela localização: a pousada na rua do mercadinho Camilly, a rua da capoeira, e assim vai! Acostume-se!

As terças-feiras tem samba de raiz no Café da Santa, na praça da igreja. De vez em quando tem reggae também.

 

Beco das Cores

 

O Beco das Cores é um dos meus lugares preferidos no Arraial. Sempre com ótimas bandas de música popular brasileira e muitos lugares legais para comer e beber. Inclusive tem uma cachaça artesanal lá que é uma delícia! Tem de banana, manga, cacau, tudo que você possa imaginar por 4,00 reais o shot.

o que fazer em Arraial d' Ajuda

Um dos palquinhos no Beco das Cores

Forró no Gonguê

 

Todas as quintas-feiras o forró do Gonguê já é tradição na cidade. Conheci várias pessoas que vinham de Porto Seguro (atravessavam a balsa) só pelo forró. Ouvi dizer até que é o melhor forró do sul da Bahia.

o que fazer em Arraial d' Ajuda

Esquenta do bloco as Coleguinhas durante o Carnaval foi no Gonguê

Sorveteria D’ Gust

 

A melhor dessa cidade! Todas as terças e quartas o sorvete é metade do preço. E na sexta, pra começar o final de semana enfiando o pé na jaca tem Açai pela metade do preço também. Meu recorde foi 9,00 reais de sorvete, o que foi quase 500 gramas entre sorvete, caldas, chocolate, amendoim e tudo mais que eu tenho direito. Ela fica bem na esquina da Mucugê, não tem como errar!

o que fazer em Arraial d' Ajuda

Prova do crime!

Barraca da Morena

 

Arraial tem uma coisa bem engraçada, tem um cemitério tombado no meio da cidade. É bem pequeno, ao redor dele é onde tudo acontece, comércio, restaurantes, moto-taxi, tudo! Durante a noite, várias barracas de bebida são montadas junto as paredes do cemitério. Tem uma roda de samba que rola também na pracinha da frente, enfim, o povo faz a festa ao redor do cemitério, simples assim!

Quer conhecer uma das baianas mais simpáticas do Arraial d’ Ajuda? Vá até a Barraca da Morena então! A barraca dela é uma das primeiras de quem vem da Mucugê. Ela cobra 10 reais por drink, mas é o senhor drink! Só o “chorinho” que ela dá é quase outro copo, e ainda você pode pedir para Morena dar uma “aditivada” com mais Vodka, Cachaça…

Ah, não se esqueça de pedir para a Morena te contar onde o marido dela está… hahaha

o que fazer no Arraial d' Ajuda

Barraca da Morena!

Morocha

 

Sabe tudo isso que eu disse que tem? Então, depois que acaba todo mundo acaba indo para o Morocha, a baladinha da cidade. Mulher é VIP e homem paga 10,00 reais, as vezes 20,00 depende da noite.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer em Arraial d’ Ajuda! Aproveite ao máximo esse cantinho tão especial do sul da Bahia e tome cuidado, você corre um grande risco: não querer ir embora!