9 coisas que me farão sentir saudades da Austrália

Depois de 10 preciosos meses da minha vida morando na Austrália, entre Melbourne, Gold Coast, Brisbane e de passagem por mais algumas cidades, estou indo embora da terra dos cangurus para começar uma nova aventura na Ásia (Yeah baby, I’m back!), e do que sentirei falta?

Wallaby

Porque falar da Austrália sem foto de canguru não é falar da Austrália kkk. Esse amiguinho saltitante no entanto é um wallaby, “primo” do canguru e de menor porte.

#1 “Bora pro Bar” 

Você acha que só brasileiro curte uma farra? O australiano também curte tomar uma cervejinha depois do trabalho, confraternizar com os amigos, jantar fora e etc. Tem muito restaurante em bairros residenciais que aos finais de semana bombam com o pessoal local. Mas infelizmente eles exageram um pouco, é muito comum na Austrália não poder beber em lugares públicos, como praias, praças e na saída de jogos e festivais, por exemplo. Criaram uma lei recente proibindo a venda de shots e coquetéis em bares e baladas depois da meia noite, o pessoal chapa para valer.

#2 Vai às compras?

Não esquece o Vegemite e a Tim Tam! Vegemite é uma pasta salgada feita com extrato de levedura, quando eu provei a primeira vez odiei, agora eu adoooro! Inclusive estou levando para Brasil 🙂 A Tim Tam deve ter sido uma criação dos deuses dos cangurus, se é que isso existe!rsrs É uma bolacha deliciosa com vários sabores, meus preferidos são chocolate branco e morango com champanhe. Yummy!

#3 Bicho solto!

Me acostumei com a bicharada pelas praças, parques e ruas. São gaivotas, bush turkey, ibis, possuns, cacatua e por aí vai, centros, não muito nos grandes centros mas se tiver um parque próximo, pode ter certeza que encontrará um amiguinho por lá.

#ibis #australian bird

Ibis, pássaro branco com longo bico preto

#gaivotas

As gaivotas estão em toda a parte!

#4 Eita sol quente! 

O dia pode começar frio, mas quando o sol sai, o negócio esquenta mesmo! Em Brisbane peguei dias ensolarados quentíssimos durante o inverno, mas na sombra é meio frio.

#5  7 Eleven, os cafés por 1 dólar e a arte do “let’s get a coffee”

Os australianos adoram um café, mas não é do jeito que a gente conhece, o mais popular aqui é café com leite e aí meu amigo é que começa a arte de fazer café, flat white, latte, cappuccino e macchiato. Se você quiser um café, parecido com o que conhecemos no Brasil, terá que pedir por um long black.

Ouso dizer que a paixão por café está diretamente relacionada com o fato de sair, confraternizar e tomar um café com os amigos, mais do que ter um bom café em casa para receber uma visita, por exemplo.

#6 Todo mundo em forma! 

A interação da cidade com a natureza incentiva bastante a galera a se manter em forma, voltar para casa de bike pelas faixas de ciclistas as margens de alguns rios ou da praia, ou até mesmo voltar do trabalho e sair para uma corrida.

#Brisbane #Newfarm #faixa de ciclista

Uma das faixas para pedestres e para ciclistas que ligam os bairros até a cidade em Brisbane, não é lindo ir para o trabalho de bike por aí?

#casanaarvore

Porque falar da Austrália sem foto de canguru não é falar da Austrália kkk. Esse amiguinho saltitante no entanto é um wallaby, “primo” do canguru e de menor porte.

#7 Beijinho no ombro porque na Austrália todo pobre pode ter hábito de rico

Em Sydney e Brisbane têm balsas funcionando como ônibus, nada melhor do que ir para o trabalho ou para escola de barco, não é?

#ferry #opera house

Ferry em Sydney

#8 Tudo é beautiful mate! 

Aprendi 1001 expressões aussies nesses últimos tempos mas as que eu acho mais memoráveis são  beautiful e mate, tudo é beautiful, se o café está bom, ele é beautiful, se um doce parece gostoso, ele também é beautiful, se você deu o troco certo para alguém, a pessoa te responde com beautiful, uma pessoa é beautiful ou seja, na dúvida, tudo é beautiful. Já o mate, meu Deus, é difícil achar um australiano que construa 1 frase sem o mate no meio, hi mate, thanks mate, my best mate e lá vamos nós de novo rsrs.

#9 O lugarzinho para ter praia bonita! 

Amo ir à praia e para conhecer todas preciso de pelo menos mais uns 29 anos viajando por Oz e não estou exagerando! A Austrália tem mais de 10.500 praias, algumas realmente deslumbrantes. Minhas experiências foram apenas na costa leste, de Melbourne até Brisbane, mas tem muito mais praias famosas e mais selvagens, por exemplo, em Cairns, tem crocodilo na praia determinadas épocas do ano #medo.

Caminho até o farol em Byron Bay

Byron Bay, caminhada até o farol

#Gold Coast

Tugun na Gold Coast

Está chegando a hora de me despedir, começo a sentir um mix de coisas, vontade de mudar e cair na estrada de novo em uma realidade mais desafiadora e ao mesmo tempo já sinto saudades da minha vida aqui, de tudo que aprendi, das pessoas que conheci, de todas as adaptações e de tudo que vivi.  Mas a vida é assim, nada é para sempre e eu que ando mundando há tanto tempo sinto que agora é a hora de partir, time to move on!!!

cliffs em Mona Vale Beach, próximo de Sydney

Mona Vale Beach, Sydney