50 tons de azul

TODAS as pessoas que me deram carona disseram que eu tinha que conhecer as ilhas de Whitsunday antes de sair da Austrália, era inadmissível eu ir embora sem ter visto a praia mais bonita do país e a 12º mais bonita do mundo (Segundo o Travelers’ Choice Awards – TripAdvisor). Eles falam todos orgulhosos disso e com razão!

DSCN0398

Consegui chegar em Airlie Beach com “tempo” para fazer o passeio e ir até essa tal Whitsunday e continuar minhas caronas no dia seguinte. Comecei a assuntar os preços e vi que um tour de 1 dia me custaria em torno de 170$, eu não chorei o preço com o vendedor, eu literalmente fiquei aos prantos e até mostrei minha plaquinha de papelão das caronas que pedi pra chegar até ali (1.000km no total) e ele me deu 45$ de desconto ;p.

Fiz o tour com o pessoal da Explore Whitsundays e recomendo bastante, é um barco a vela e eles são bem simpáticos e amigáveis, vimos golfinhos e tartarugas marinhas pelo caminho e eles até param o barco para a galera tirar foto e tudo.

Quando vi a praia de cima, não acreditei que meus olhos eram capazes de ver tantos tons de azul de uma vez só, é simplesmente ridículo de tanta perfeição, areia branquinha, água cristalina e um azul sem igual! Se o paraíso não é aqui, fica no caminho!

Whitehaven, Queensland

Paraíso azul

A viagem é longa, 2h30 ida e mais 2h30 volta, mas você tem a chance de ver a vida marinha de pertinho e se tiver sorte dá para ver até baleia. Várias agências oferecem só o passeio até a praia mais famosa, a Whitehaven e custa em torno de $100. Eu sinceramente achei que não valia muito a pena, você passa muito tempo no barco, e já que já estará lá, acho bom aproveitar um pouco mais.

Paguei 125$ e tive tempo para ir até o lookout e à praia em si (Whitehaven beach), a mais impressionante de todas que já vi até agora. Também fiz snorkelling em um dos corais das ilhotas lá de perto, bem bacana!!! Me senti um peixe no aquário e vi até a Doris do procurando Nemo! Foi minha primeira vez fazendo snorkelling e no começo tive um pouco de receio porque você nada lado a lado dos peixes e alguns são bem grandinhos, mas assim que você começa a se mexer eles fogem, então foi tranquilo 🙂

DSCN0422

Praia Whitehaven

Almoço, café, chá e biscoitinhos estão incluídos, equipamentos para o snorkelling e um dos guias fica no bote tomando conta do pessoal. É incrível quando olhamos o mar da praia e não vemos absolutamente nada e lá embaixo tem toda uma vida rolando, diferentes espécies de peixes, algas, corais e a gente nem se dá conta.

Mas tenho que admitir, é triste ver a situação dos corais nos dias de hoje. Existe uma grande preocupação em torno da Grande barreira de coral. O processo de branqueamento devido ao aquecimento dos corais e alguns outros fatores estão impactando muito a vida de todo o seu ecossistema. O mergulho de snorkelling ainda é incrível e lindo, com todos os peixinhos e peixões nadando com você, mas é possível perceber que há algo errado. Alguns corais estão mais claros que outros, brancos até, sem vida nenhuma, enquanto outros esbanjam cores vivas e intensas. Uma das 7 maravilhas naturais do mundo está morrendo pouco a pouco, até quando?

Praia mais bonita da Austrália

Whitehaven vista de cima