5 coisas engraçadas sobre a Nova Zelândia que você não sabia!

O que você conhece sobre a Nova Zelândia além do Senhor dos Anéis e dos terremotos? Ah, e além de ter a fama em ser lindo? Fama essa que é muito verdade! Mas belezas à parte, descobri algumas curiosidades sobre a Nova Zelândia, algumas para lá de diferentes, bem engraçadas e que ninguém imagina…

# 5: Kiwi que não é fruta e pássaro que não voa…

Kiwi bird in New Zealand

Fonte: Google

Sabia que o apelido carinhoso dos neozelandeses é kiwi? Mas não é por causa da fruta não. Kiwi é um pássaro bicudo (que não voa) super característico do país, da mesma forma que o Canguru é para a Austrália. Então já sabe, quem nasce na Nova Zelândia é kiwi.

# 4: Você está falando inglês mesmo ou maori?

Kiwi accentAi você viaja pra caramba, acha que seu inglês está tinindo até que vai ao Subway comer e só entende que a atendente te perguntou qual pão você queria pelo contexto da conversa. Na Nova Zelândia existe 3 idiomas oficias: inglês, maori (idioma do povo nativo) e língua de sinais. Em muitos lugares placas em supermercados e sinalizações nas ruas estão escritos em inglês e em maori. É como se atualmente víssemos placas no Brasil escritas em português e em algum dialeto indígena. Por isso do sotaque bem carregado, um inglês que na hora que você ouve até surge aquela dúvida, é inglês mesmo que essa pessoa está falando ou ela acha que eu sei maori? Mas com o teeempooooo dá para dar uma acostumada e se habituar com a forma com que eles falam.

# 3 Impossível pronunciar o nome de muitas cidades…

Até me lembro de alguns nomes que temos pelo Brasil como Anhangabaú e Paranapiacaba, que quem é de fora tem dificuldade em pronunciar. O mesmo acontece lá, muitos nomes de cidade são de origem maori e acaba sendo assim: Ngauranga, Paekakariki, Paraparaumu, Whakarewarewa e Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu  (sim, é tudo uma palavra só e é o nome de lugar mais longo do mundo).  Parecem até trava língua, né? Como diria o grande Chaves: “Parangaricutirimícuaro!” rsrsrs

Parapauramu beach in Wellington

Praia de Paraparaumu onde trabalhei por acomodação com uma família maori.

# 2 Seis ovelhas por habitante

Cheguei na Nova Zelândia por Christchurch, aluguei um carro de graça e fui para Queenstown. No caminho eu vi tanta ovelha que pensei: essa região deve ser específica para criação de ovelhas. Então comecei a viajar pelo país de norte a sul e percebi que na verdade as ovelhas estão dominando a Nova Zelândia! Ovelhinhas só na vida bandida kkkk!

5 curiosidades sobre a Nova Zelândia

Fonte: Google

Tudo bem que é um país pequeno, mas vamos combinar que 6 ovelhas para cada habitante é muita coisa, e isso que os números diminuíram segundo pesquisas realizadas em 2015, porque costumava ser mais.

# 1 Andar descalço

Sim, a galera anda descalço na rua MESMO! Vi a primeira vez um menino descalço no supermercado, pensei que ele tivesse perdido os sapatos ou estivesse fazendo birra de criança, mas aí, no mesmo supermercado comecei a ver mais gente sem sapatos, inclusive adultos.

http://www.alamy.com/stock-photo-barefoot-forbidden-circle-prohibited-road-sign-on-pure-white-background-76653476.html

Fonte: Google

Em grandes cidades como Auckland eu não vi, mas em cidades menores via muito! Trabalhei como uma moça neozelandesa na Austrália e perguntei o porquê de se andar descalço na Nova Zelândia, ela me respondeu que é mais confortável, e que muitos lugares na Nova Zelândia são campos e parques, o pessoal curte ter essa ligação com a natureza. Só calça os sapatos quem vai até a cidade e olhe lá! Conheci um brasileiro que morava em Christchurch e ele me contou que na faculdade onde estudava tem placa na porta do laboratório proibindo os alunos de entrarem descalço. Fico só me perguntando: será que essa galera não sente frio no pé não? Eu morrendo de frio (10ºC) e o pessoal descalço na rua…

Nova Zelândia é daqueles países que não ouvimos falar muito, mas é cheio de curiosidades legais e muitas engraçadas. É uma pena ser tão longe e caro para ir do Brasil. Muita gente acaba indo para a vizinha Austrália, que é mais barata para morar e estudar e tem um clima mais amigável (o inverno na Nova Zelândia é tenso), mas quem é a gigante em belezas naturais e majestosa nas suas paisagens não é a terra dos cangurus, e sim a dos kiwis! Toda vez que conheço alguém indo para Austrália eu digo: Pelo amor de Deus, vai pra Nova Zelândia também, pleaseeee! E chegue por Queenstown, que tem a aterrissagem mais bonita do MUNDO!

E você? Sabe alguma coisa engraçada ou diferente que viu na Nova Zelândia ou parecido em algum outro lugar do mundo? Comenta como foi sua experiência e compartilhe com a comunidade do Brumundando! Nós ficaremos felizes em saber de mais histórias por esse mundão!